Paixão e ódios de estimação

Há muitos anos que gosto de futebol, mais precisamente desde que a Dona Edite, a minha professora primária, me mandou levantar a mime ao Pintassilgo, na 3ª classe para que os restantes meninos nos batessem palmas por sermos os únicos meninos do Futebol Clube do Porto que tinha acabado de ganhar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Lembro-me bem de estar a ver o jogo como o meu Pai, benfiquista ferrenho? ferranho? e dele vibrar que nem um louco, na sala, que é actualmente o meu quarto e de me abraçar com toda a força a dizer "Já está seu Portista!". Lembro-me muito bem desse momento. Ele também se lembrou dele sempre e quando caía na razão dizia-me sempre "Tu é que és esperto!", por ser do Porto. Perdi muitas bicicletas e outras oferendas mais por nunca ter mudado de clube. Sou o único na familia inteira que optou pelo Porto, mas ok eu sempre fui muito mais inteligente que a média das pessoas portanto não é de estranhar.

Isto a propósito do que sofro pelo meu Porto, ás vezes chega a ser ridículo e tenho plena consciência disso. Mas não controlo isso. E muito menos controlo a paixão que tenho pela selecção. Pode parecer impossível, mas sofro muito mais com a selecção, há já muito, muito tempo. Fico doente quando perde, ou quando ganha e não se sabe bem porquê.

Este sofrimento é genuíno. É sofrimento não pelo geral, mas sim por tudo o que sempre envolveu a selecção. Convocatórias, não convocatórias, tácticas, tácticas que deveriam ter sido seguidas, tudo o que rodeia a selecção. E há muito que assim o é. Ultimamente devido à febre pela selecção que o Mr Scolari (tenho um ódio de estimação por este senhor que nem vos conto) e bem incutiu nas pessoas (para mim o único mérito do senhor), ando a resfriar a minha paixão pela selecção, apenas exteriormente porque por dentro isso não consigo fazer. Mas sofro tanto tanto tanto com ela, que não consigo arguir, trocar argumentos, manifestar alegria ou euforia mesmo com pessoas que têm a febre e não a paixão (pelo menos nas primeiras fases das competições depois tudo se esbate).

Seja como for, com pessoas que envergam t-shirts de Portugal dos chineses, que envergam cachecois de lã neste dia infernal, desde que saem de casa, velhinhas com laços de portugal atados ás malas e aos pulsos (ás vezes penso que são os filhos que as vestem assim) e outras aberrações mais... FORÇA PORTUGAL!

2 comentários:

Inês disse...

Pois, o resultado de ontem não foi o melhor, nem o esperado pela maioria das pessoas.. mas é assim. Tem que se continuar pra frente.. com esperança.

Haverá mais oportunidades, assim espero. :)

Duro molusco disse...

Não foi o melhor não senhora! Tive de isolar-me 5 minutos em casa antes de conseguir falar a sorrir para os meus colegas de casa. mas pronto já está.

Foquemo-nos no que interessa agora :)