Motivação

Tenho-me como um motivador nato, capcidade de articulação de ideias fantástica, capacidade de as transmitir de forma clara, capacidade de fazer as perguntas certas de forma a que a pessoa olhe para si e perceba que não há motivos para dúvidas. Falta-me, embora não o considere, capacidade de transmissão não porque, como disse em cima, não seja assertivo e claro mas porque, penso eu, tenho uma forma autoritária de dizer as coisas de motivar as pessoas. Ora não existindo posições hierárquicas entre amigos ou amizades não existe também a obrigatoriedade de ouvir o que alguém está a dizer de forma autocrítica e de abertura para o aceitar, mas impõe-se que no mínimo dos mínimos e apesar de não aceitar, dizer que o discurso é bom e rebater o mesmo com argumentos fantásticos ou menos bons, mas no mínimo dos mínimos admita que a ideia é boa.

Penso que seja um problema estrutural meu. Não sei se é de ter o discurso tão bem articulado, de perfeita e claramente expôr o problema e solução que ele é rejeitado, por causa de características normalmente associadas às pessoas, tais como a teimosia só porque sim, o receio de parecer inferior ou, o que acho mesmo, o quererem ter razão nas decisões que tomam apesar de saberem perfeitamente que essas decisões e ideias poderão ter efeitos catastróficos nas suas vidas. Seja o que seja, e isso também não me interessa muito normalmente. Só me interessa mesmo muito, chegando a ficar chateado e revoltado e claro está desmotivado, quando estas situações se passam com grandes amigos.

No entanto não acho que quem ouve, seja totalmente impermeável a excelentes conselhos, e normalmente chego a descortinar por detrás da negação um olhar sorridente para o horizonte aplicando o conselho, mas breve breve se esfuma essa nesga de aceitação para se aplicar a capa. Parecem por vezes meninos que necessitariam da mesma lavagem diariamente. Um motivador diário para que enraizem, entranhem e apliquem os conselhos, é isso que gostariam e inconscientemente acham que vai acontecer quando finalmente alguém se preocupa com eles de tal forma apaixonada. Pois, seria bonito mas não é possível, por isso vão para casa e pensem nas coisas de forma clara, como vos foram apresentadas, porque provavelmente nos próximos tempos mais ninguém se vai preocupar com vocês. Porque assim cansa!

A minha motivação para motivar é seriamente abalada pela desmotivação em auto-motivar-se dos outros.

0 comentários: