Parabéns para mim

Hoje é o meu dia. Nasci faz hoje 30 anos. Um dia destes com mais paciência escrevo sobre o porquê de achar que 30 anos é uma idade estúpida para pessoas como eu. Deixo umas achegas aos porquês. Porque a sociedade é estúpida para as pessoas de 30, porque se espera mais de uma pessoa de 30, porque aos 30 deveremos ter mais coisas, porque aos 30 espera-se mais de nós, porque aos 30 etc, etc, etc. O que vale é que as novas gerações (perdão queria dizer as nossas) vão mudando isso. A minha pelo menos. Ainda bem. Obrigado minha geração.

Para já apenas digo. Parabéns a mim que mereço. Eeheheheheh.

Alegria

Estou quase, quase, quase a ser tia.

Twists & Shifts (Em pessoas)

O que fará as pessoas mudar? Eis uma pergunta que recorrentemente me vem à cabeça para tentar refutar-me a mim próprio, acérrimo defensor da "imutabilidade" das pessoas na sua essencência. No entanto dou por mim, como referi antes, a tentar rebater esta minha ideia com casos reais a que assisto de perto. Até agora consegui apenas verificar que apenas circunstancialmente as pessoas mudam.

Mudam perante situações diversas. Um exemplo clássicom entre pessoas conhecidas e que tem relações mais ou menos frequentes, é quando no grupo habitual surge um novo elemento, se for do sexo oposto então as mudanças são mais visíveis, mas basta aparecer um elemento novo para se notarem algumas mudanças. Este exemplo clássico é escelente pois apesar de ser perfeitamente notório que as atitudes, maneiras de estar e outras coisas mudam é também notório que a essência das pessoas continua igual e que apenas temporariamente se mascara.

Outro exemplo clássico sobre mudanças de comportamento é a aquisição de um novo parceiro de relação. Aqui as mudanças dão-se ao nível do conhecimento, pois por norma a fase da conquista é acompanhada e posteriormente continuada pelo tempo dispendido para a conquista e posteriormente pelo tempo de estar com a conquista, o que faz com que a pessoa durante esse tempo ande mais ou menos afatada e quando se apresenta, apresenta-se ligeiramente diferente. Ainda assim quando retorna, e apesar da ausência mais ou menos frequente, retorna com a sua essência intacta.

Já estudei e pensei em muitas outras situações onde como digo as pessoas se transformam mas em muitos poucos casos reparei que as pessoas mudaram.

Por isso mesmo quando vejo um dos casos onde sinto perfeitamente que a pessoa mudou fico intrigado e penso muito sobre como é isso possível já que a maneira de ser, pelo menos entre amigos se desenvolve até certa idade onde a pessoa se mostra como é. Depois dessa fase, que diria eu será até esses 25, 26. Whatever.

Tendo esta ideia fixa, como disse, fico mesmo a pensar, como disse também, porque é que a pessoa mudou e não consigo encaixar essa mudança nas já mapeadas por mim anteriormente e que explicam as mudanças, que como disse também, temporárias e não da essência. Acontece que de vez em quando penso mesmo que a pessoa mudou e está totalmente diferente. Aconteceu-me este ano, e até penso que sei o porquê da mudança da pessoa.

Sei também que a pessoa não mudou. Mudou apenas comigo, e como disse, sei bem porquê. Não sei é porque é que não consegui ver que essa pessoa não interessava nem ao menino Jesus. E fico contente por apesar de ter sido "enganado", pelo menos sei que afinal nada mudou na pessoa, ela sempre foi assim, eu é que não a conheci na fase anteriormente descrita e a sua essência continua a mesma (merda)!